Historia da matemática
A Historia da matemática no ensino de matemática é uma tendência metodológica, ou seja, uma estratégia de ensino, que tem o intuito de fazer com que a matemática seja redescoberta pelos alunos, se tornando um agente ativo na construção do próprio conhecimento. A busca por novas metodologias para o ensino da matemática deve ser constante em função das dificuldades apresentadas pelos alunos no entendimento dos conteúdos da disciplina.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), defendem a idéia do uso da História no ensino de Matemática como proposta metodológica, com o uso de problemas históricos devidamente relacionados com os conceitos matemáticos. Porém, segundo os PCN, o professor não deve utilizar a História da Matemática para situar cada item do programa no tempo e no espaço, ou contar trechos da História em suas aulas, mas, utilizá-la como um recurso didático para o desenvolvimento de conceitos, sem transformá-la em meros fatos, datas e nomes a serem memorizados.
Para Mendes (2001), quando um professor de matemática decide utilizar a história como recurso de ensino-aprendizagem pode seguir por dois caminhos. No primeiro é necessário que sua atividade seja revestida também pela pesquisa. Isso significa ser necessário ao professor levantar na História da Matemática, problemas que necessitem respostas, visando assim torná-los como ponto de partida das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula (MENDES, 2003, p.229).
Os resultados obtidos irão contribuir para a organização sistemática do conhecimento matemático objetivado pelo conteúdo programático. O autor entende que esta investigação possa contribuir para que os alunos percebam os “porquês” matemáticos. Contudo, para o autor, este caminho é mais viável em instituições de ensino superior, principalmente nos cursos de licenciatura em matemática.
O segundo caminho diz respeito à utilização das informações históricas presentes nos