RELATÓRIO AGREGADO SOLTO - DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA
CAMPUS TOLEDO
ENGENHARIA CIVIL
RAFAEL IGNÁCIO SARMENTO - 1345648
WILSON COELHO NETO – 1342304
TAREFA 16/ LAB 7: RELATÓRIO DO ENSAIO AGREGADO EM ESTADO SOLTO – DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA
TOLEDO – PR
18 DE DEZEMBRO DE 2013
RAFAEL IGNÁCIO SARMENTO - 1345648
WILSON COELHO NETO – 1342304
TAREFA 16/ LAB 7: RELATÓRIO DO ENSAIO AGREGADO EM ESTADO SOLTO – DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA
Relatório do ensaio agregado em estado solto – determinação da massa unitária, realizado em laboratório, pelos alunos Henrique Perosa, Lucas Luna, Lucas Fuhr, Matheus Tanaka, Rafael Ignácio e Wilson C. Neto referente à tarefa 16/lab 7 da disciplina de Materiais da Construção Civil A, lecionada pelo Professora Elizabete Yukiko Nakanishi Bavastri.
TOLEDO - PR
18 DE DEZEMBRO DE 2013
1. RESUMO
Este ensaio, descrito pela ABNT NBR 7251/1982, pretende calcular a massa unitária de agregados, graúdos e miúdos, usados na fabricação, principalmente, de concreto, em estado solto. O método do ensaio consistiu, basicamente, secar ambos os agregados usados, areia e brita, usá-los para preencher recipientes de volumes conhecidos, pesá-los, com a balança devidamente tarada, e fazer o cálculo da relação massa por volume.
Palavras-chave: agregados, miúdos, graúdos, massa unitária, ensaio.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
São considerados agregados materiais granulares, quimicamente inertes, próprios para a fabricação de argamassa e concreto. Um agregado miúdo é definido como agregado cujos grãos passam pela peneira de malha de abertura 4,75 mm e ficam retidos na peneira de abertura 150 µm. Um agregado graúdo é aquele cujos grãos passam pela peneira de malha de abertura de 152 mm e ficam retidos na 4,75 mm. Portanto, a areia é agregado miúdo, enquanto a pedra brita é graúdo.
A qualidade do agregado é de suma importância para o concreto que virá a ser produzido com ele, pois no mínimo