Relatorio Agregado Mi Do
TECNOLOGIA DO CONCRETO
Palmas
2014
FABRICIO JOSE MACHADO
PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ENSAIOS DE COMPACTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina Tecnologia do concreto do curso de Engenharia Civil, ministrado pelo Professor Dênis C. Parente.
Palmas-TO
Agosto/2014
1. INTRODUÇÃO
2.
Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados do ensaio de preparação das amostras de agregado miúdo para os ensaios de determinação da massa unitária e de determinação da massa específica realizado no dia 07/08/2014, ministrado pelo Professor Dênis C. Parente, no Laboratório de Mecânica dos Solos.
O material utilizado foi uma Areia no estado seco/solto onde de acordo com o que rege a NBR 7251, deixa claro que é de suma importância para o calculo/conhecimento do consumo do material empregado por metro cúbico de concreto.
A NBR 7251/1982 – trata do Agregado em estado solto – Determinação da massa unitária, neste ensaio obtemos a massa unitária em um recipiente metálico, onde a amostra foi colocada sem nenhum tipo de adensamento, procurando reproduzir assim a situação em uma obra, onde o operário transporta o agregado em padiolas onde nas quais foi depositado sem adensamento.
Assim determinaremos amassa unitária que levará em consideração os cálculos realizados, tendo em vista a dosagem do concreto ou da argamassa, contribuindo com a qualidade do material no qual iremos trabalhar tem em vista a formação acadêmica e profissional dos acadêmicos de engenharia civil.
Também foi determinada a massa especifica do agregado miúdo por meio do frasco Chapman (NBR 9779/1987) na qual se utiliza 200 ml de água e 500g de areia, como é explicado no procedimento experimental. É um ensaio de suma importância para determinar a massa especifica do agregado miúdo.
3. NORMAS TÉCNICAS 2.1 MASSA UNITÁRIA DO AGREGADO MIÚDO
NBR 9776–