experimentos de materias de construção I
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
RELATÓRIO DE ENSAIOS DE AGREGADOS
GOIÂNIA,
2013
RELATÓRIO DE ENSAIOS DE AGREGADOS
Relatório de ensaio apresentado à disciplina de Materiais de Construção Civil I, realizado nas aulas, ministrada pela Professora Francielle Coelho, como requisito parcial de avaliação.
GOIÂNIA
2013
NBR 7251/1982 – Agregado em estado solto – Massa Unitária 26/08
Introdução
A massa unitária de um agregado é sua densidade (massa/volume) com todos os espaços vazios, ou seja, esses espaços vazios são os “vãos” entre um grão e outro. Pode-se dizer que a massa unitária é a massa real do agregado, pois engloba todos os espaços existentes (internamente e externamente). A massa unitária é utilizada para conversão de traços, de concretos e argamassas, de massa para volume.
Definições:
Massa Unitária de um agregado em estado solto: Quociente da massa do agregado lançado no recipiente conforme estabelecido nessa norma e o volume desse recipiente.
Amostra: Deve estar no estado seco, em quantidade de pelo menos o dobro do volume do recipiente utilizado para o ensaio.
Volume do recipiente: Variável conforme a dimensão do agregado – ver tabela abaixo.
Dimensão máx. do agregado (mm)
Dimensões mínimas do recipiente
Volume mínimo (dm3)
Base (mm)
Altura (mm)
≤ 4,8 mm
316 x 316
150
15
> 4,8 e ≤ 50 mm
316 x 316
200
20
> 50 mm
447 x 447
300
60
Materiais Utilizados:
Separador Mecânico;
Enxada;
Balança;
Recipiente (Volume 15 dm³);
Pá;
Régua.
Procedimentos:
Recolheu-se uma quantidade aleatória de areia (Agregado miúdo) do reservatório de agregados do laboratório. Foi utilizado o separador mecânico para redução de amostra, logo em seguida colocou-se a amostra sobre uma superfície rígida, limpa e plana para não ocorrer nenhuma perda de material e não haja contaminação. Sobre a superfície plana houve uma separação do