Experimento 1 - Teste de chama
Laboratório de Química Aplicada à Engenharia
Turno: Matutino
Professor(a): Sandra Menezes Costa
Alunos:
Mário Francisco
Mateus Teles
João Silva
Experimento nº: 1
Data do experimento: 29/08/2013
Data de entrega do relatório: 05/09/2013
Título do experimento: Teste de chama
Resultados e discussão
O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor) alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.
Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
Através da distribuição eletrônica, conseguimos visualizar a perda dos elétrons na camada de valência, de forma a determinar quantos elétrons cada elemento perdeu, ou seja, o cátion resultante.
Na – 1s² 2s² 2p6 3s¹ Na+
Li – 1s² 2s¹ Li+
K – 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s¹ K+
Ca – 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² Ca+
Cu – 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d9 Cu+
Ba – 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d10 4p6 5s² 4d10 5p6 6s² Ba+
TABELA DOS ELEMENTOS ANALIZADOS
SOLUÇÃO/SAL SÓLIDO
SÍMBOLO DO CÁTION
COR OBSERVADA
OBSERVAÇÕES
SÓDIO Na+
AMARELA
LÍTIO
Li+
VERMELHA POTÁSSIO
K+
AZUL CÁLCIO Ca++
VERDE
INTENSO
COBRE
Cu++
VERDE
QUEIMA