ENSAIO MASSA UNITARIA
Lucas Cardoso; Lucas Carvalh.
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Engenharia Civil – Turma A – Disciplina de Materiais de Construção II
1 INTRODUÇÃO
O experimento tem como objetivo encontrar a massa unitária do agregado graúdo no estado solto. Para melhor entender como a massa unitária influência nos cálculos da dosagem do concreto.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 AGREGADO GRAUDO
Agregados graudos são fragmentos de rochas popularmente denominados “pedras”. Fragmentos de rochas com tamanho e propriedades adequadas são utilizados em quase todas as obras de infraestrutura civil, como edificações, pavimentação, barragens e saneamento (RIBEIRO,2002).
A principal aplicação dos agregados é na fabricação de concretos e argamassas onde, em conjunto com um aglomerante (pasta de cimento Portland/água), constituem uma rocha artificial com diversas utilidades em engenharia de construção, principalmente, na composição dos diversos elementos estruturais de concreto armado (lajes, vigas, pilares, sapatas,etc.). Os agregados possuem diversas classificações, abaixo serão listadas algumas.
Quanto à origem – podem ser naturais, encontrados na natureza em estado de ser utilizado ou artificiais, que após sua extração natureza sofrem processos de industrialização com objetivo de atingir propriedades específicas (pedra britada, vermiculita, EPS, cinzas volantes etc.). Quanto à dimensão dos grãos – o agregado é graúdo, quando pelo menos 95% de sua massa é retida na peneira de malha 4,8 mm e passa na peneira 152mm. (ABNT, 1982). Essas são dimensões definidas pela NBR 7211.
2.2 MASSA UNITARIA Massa unitária, ou massa específica aparente, é a relação entre a massa (M) e o volume aparente (Va) de um material. A massa deve ser considerada completamente seca e o Va será o volume que inclui todos os vaziospermeáveis (RIBEIRO, 2002).
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS
1.