política na promoção da saúde
POLÍTICA NACIONAL
DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
(Documento para discussão)
Brasília 2002
Sumário
Política Nacional de promoção da Saúde ( Documento para discussão)
Apresentação 05
1- Introdução 07
2- Porque promover a saúde?
12
3- O desafio das evidências na Promoção da Saúde
15
4- Bases para o desenvolvimento na promoção da Saúde
5- Bases para avaliação em promoção da saúde
6- Estratégias e linhas de ação
27
7- Inquérito Nacional sobre Promoção da Saúde
8- Propostas para discussão
Referências bibliográficas
42
23
41
40
19
03
“Seria uma contradição se, inacabado e consciente do inacabamento, primeiro, o ser humano não se inscrevesse ou não se achasse predisposto a participar de um movimento constante de busca e, segundo, se buscasse sem esperança.”
Paulo Freire
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Apresentação
O Informe sobre a Saúde no Mundo 2002, apresentado pela Organização
Mundial da Saúde, nos traz um estudo aprofundado sobre os riscos à saúde no mundo moderno e o que podemos e devemos fazer para reduzir estes riscos e promover uma vida saudável. Os mais graves apontamentos do documento diz respeito aos riscos de consumo pelo excesso ou pela escassez; os riscos ambientais de saneamento ou da produção industrial e os riscos propiciados por comportamentos inseguros.
Este documento nos remete a uma reflexão e nos aponta a necessidade de tomar decisões para o enfrentamento da realidade sanitária brasileira. Somos um país em desenvolvimento, convivendo com os problemas dos dois extremos que duplicam nossa carga de enfermidades. Formamos um imenso território, com grandes diversidades regionais e subjetividades multiculturais que singularizam os riscos e convivermos com desigualdades sociais históricas inter e intra-regionais que também determinam a carga das doenças. Este é o cenário que compõe a complexidade de nossa realidade e de nossos desafios. Ao lado