Plano de cargos e salários
RESUMO
O trabalho trata da elaboração e estudo sobre a viabilidade financeira da implantação de um plano de benefícios em uma concessionária. Demonstrando, através do cálculo do ponto de equilíbrio financeiro, se será viável esta implantação.
Palavras-chave: plano de benefícios, ponto de esquilibrio, implantação.
1. INTRODUÇÃO
É cada vez mais comum as empresas oferecerem a seus colaboradores um pacote de benéficios sociais espontâneos, ou seja aqueles que não são exigidos pela lei nem por negociação coletivas. Os beneficios sociais são voltados para a preservação das condições físicas e mentais dos empregados. Segundo
Chiavenato (2002), beneficios sociais são facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos empregados no sentido de poupar esforços e preocupação. Constituem meios indispensavéis na manutenção de força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade. O oferecimento de um plano de beneficios torna a empresa mais atrativa para a aquisição de novos empregados, pois os benefícios sociais compõem a remuneração total.
O trabalho em questão trata de uma empresa fictícia do ramo automobilístico. Foi adotado um plano de beneficios flexíveis onde os próprios funcionários escolhem com quais beneficios gastará o valor que a empresa disponibiliza para estes, buscando adequar os benefícios às suas necessidades. Além disso foi feito um estudo sobre a viabilidade financeira da implantação desde tipo de plano de benefícios.
Figura 1. Formação da remuneração total
2. DESENVOLVIMENTO
Através da pesquisa elaborou-se um plano de benefícios a serem oferecidos. A empresa é uma concessionária de veículos novos, esta possui 35 funcionários. Optou-se por um plano de benefícios flexivéis, pois os benefícios além de motivar o funcionário, visto que