EXPERIÊNCIA EXITOSA EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO
INTRODUÇÃO:
Devido à tendência de envelhecimento populacional, que já é uma realidade nos dias atuais, existe uma necessidade da implantação de políticas públicas que promovam a saúde da população idosa. Apesar da Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde do Idoso, ser uma realidade no nosso país ainda não existe na literatura científica informações acerca da quantidade de projetos e experiências exitosas em nosso país.
OBJETIVO: Identificar e descrever as experiências exitosas voltadas para a promoção da saúde da população idosa.
MÉTODO: Revisão de literatura com consulta as bases de dados Scielo, Lilacs, Google Acadêmico. Os critérios de inclusão foram; estar relacionado com algum tipo de política pública de promoção da saúde do idoso, oferecido por qualquer uma das esferas de gestão do Sistema Único de Saúde.
RESULTADO: Foi possível observar que do total de 5 artigos analisados 2 são realizados na Região Sudeste, sendo representada por 40% da pesquisa, já os outros 3 restantes que representavam 60% da pesquisa tratavam da região Sul do Brasil. Também foi verificado que dos 5 artigos 3 englobavam a esfera nacional (60%) e 2 englobavam a esfera municipal, sendo considerado também as áreas disciplinares envolvidas, sendo observado que em 4 artigos (80%) a área foi Enfermagem e em 1 artigo (20%) houve a multidisciplinariedade.
CONCLUSÃO: Com essas informações pode-se concluir que existe um maior foco de medidas de promoção de saúde do idoso apenas em regiões que são consideradas economicamente estáveis e de melhores condições de vida. Já não pode dizer o mesmo das Regiões Norte e Nordeste que apesar de necessitarem urgentemente desses projetos não são atendidas e nem recebem apoio do governo para que haja uma iniciativa que acaba deixando a população idosa dessas regiões comprometida com a falta de assistência.