Introdução a fisiologia do exercicio
Disciplina: Fisiologia do Exercício
Texto Aula Unidade I – Introdução à Fisiologia do Exercício. O corpo humano é uma máquina incrivelmente surpreendente! Enquanto lemos esta breve introdução, simultaneamente estão ocorrendo incontáveis eventos coordenados no nosso corpo. Esses eventos permitem que funções complexas, como a audição, a visão, a respiração e o processamento de informações, continuem sem esforço consciente. Se nos levantarmos, passarmos pela porta e caminharmos em torno do quarteirão, quase todos os sistemas do corpo serão acionados, permitindo que passemos do repouso para o exercício. Se continuarmos essa rotina diariamente, durante semanas ou meses, e aumentarmos gradualmente a duração e a intensidade de nossa caminhada, nosso corpo irá se adaptar melhorando assim o nosso desempenho. Quando o executivo atarefado sai para realizar sua caminhada matinal e quando o jogador de defesa orienta seu time na quadra de basquete para que ele realize um ataque rápido, seus corpos devem realizar muitos ajustes que exigem uma série de interações complexas envolvendo vários sistemas do organismo. Consideremos alguns exemplos:
- O sistema esquelético fornece a sustentação básica através da qual os músculos atuam.
- O sistema cardiovascular libera nutrientes às varias células do organismo e remove os produtos de degradação.
- Os sistemas cardiovascular e respiratório em conjunto fornecem oxigênio às células e removem o dióxido de carbono.
- O sistema cutâneo auxilia a manter a temperatura corporal, permitindo a troca de calor entre o corpo e o meio ambiente.
- Os sistemas nervoso e endócrino coordenam e controlam todas essas atividades para suprir as necessidades do organismo.
O foco da Fisiologia do Exercício. A Fisiologia do Exercício evoluiu da fisiologia. Ela se ocupa do estudo de como o corpo se adapta fisiologicamente ao estresse agudo do exercício, ou atividade física, e ao estresse crônico do treinamento físico. Assim