Responsabilidade social na gestão da produção: uma abordagem
O presente trabalho tem por finalidade apresentar o resumo indicativo do artigo: Responsabilidade Social na Gestão da Produção: uma abordagem baseada na Ética das Virtudes executado por: Ricardo Miyashita e Sérgio Medeiros Azeredo, no XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, seis a oito de Novembro de 2006. O título Responsabilidade Social tem ganhado proporções universais e tem se difundido através de ações e práticas, suas definições são inúmeras e variadas. De um ponto de vista prático as ações de Responsabilidade Social ilustram o atual cenário mundial, cenário este determinado por consumidores atenciosos para com empresas que desempenhem suas atividades pautadas em respeito pelo capital humana e ética para com o ambiente. Este resumo irá voltar-se, entre outros fatores, ao fator relacionado à Gestão da Produção.
Palavras-chave: Responsabilidade social, Gestão da produção, Ética, Capital Humano.
Com base na literatura sobre Responsabilidade Social, é possível conciliar, diferentes abordagens sobre um único tema, em duas análises principais: uma de enfoque instrumental e outra de enfoque ético, vale ressaltar que o enfoque ético apresenta-se como o mais adequado para compreender as exigências sociais da tomada de decisão em gestão da produção.
2.ENFOQUE INSTRUMENTAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
O enfoque instrumental diz respeito aos investimentos feitos pelas organizações, em virtude do aumento das exigências feitas pelos stakeholders que pautam suas exigências nos impactos sociais negativos que as operações podem trazer.
Sob outra perspectiva as organizações que vêm efetivando ações voltadas à responsabilidade social, no intuito de mostrar ao mercado que está executando suas atividades de forma correta.
Com isto estas organizações obtêm ganhos através de consolidação de marca, imagem e valorização junto à opinião pública.
Com relação aos diferentes impactos causados pelas ações de Responsabilidade Social,