Introdução a engenharia de produção
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROFESSOR: CARLOS COSENZA
[pic]
I - Introdução:
Início - Engenharia Industrial(começo do século passado)
Pioneiros - Frank Gilbreth e Frederick Taylor - estudos sobre o aumento da produtividade e métodos de redução de tempos e movimentos dos operários na fabricação de peças.
Indústria automobilística - Henry Ford - Sistema de “produção em massa” através do conceito de linha de montagem seriada – redução dos custos de produção, elevando as taxas de produtividade e, principalmente, seus lucros.
Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete à Engenharia de Produção, ainda, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.(Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, 2006).
II - Atividades Desenvolvidas
➢ enfoque nas dimensões do produto e do sistema produtivo;
➢ Planejamento da produção, projetando e viabilizando produtos e sistemas produtivos seguIndo as exigências das demandas que a sociedade atual é impingida a valorizar;
➢ Valorização da competitividade;
➢ Organização e administração dos recursos na produção de bens e serviços;
➢ estabelecimento das relações homem-máquina;
➢ Tomada de decisões dentro de uma visão sistêmica, onde diversos fatores concorrem de modo integrado para que se faça a escolha adequada visando conseguir a máxima eficiência técnica com a máxima eficiência financeira.
➢ O engenheiro de produção possui como característica