Resp
I- PERÍODO
1. CONSTRUINDO O CONCEITO DE PERÍODO
a) Silêncio! = é uma frase, porque possui sentido completo. Mas não é um período.
b) Faça silêncio = também é uma frase, mas possui uma característica especial. Há um verbo. Quando a frase possui verbo nós chamamos essa frase de período.
O período pode ser simples ou composto.
Na frase ‘“faça silêncio”, temos apenas UM verbo, por isso chamaremos essa frase de PERÍODO SIMPLES.
E se a frase tiver mais de um verbo?
Ex: Faça silêncio e ore com fé!
Nesse caso, diremos que o período é composto.
2. CONSTRUINDO O CONCEITO DE ORAÇÃO.
Cada verbo representa uma oração. Sendo assim, quantas orações podem ser localizadas na frase ‘faça silêncio’ ? uma, porque só há um verbo
E na frase faça silêncio e ore com fé? duas, porque há dois verbos
Quando o período é simples, classificamos a oração como ABSOLUTA, pois não há outra oração com a qual possa ser estabelecida alguma relação sintática.
ATENÇÃO: SE DOIS VERBOS ESTIVEREM JUNTINHOS NA ORAÇÃO, SEM QUE NADA, NEM MESMO UMA VÍRGULA OS SEPARE, ESTAREMOS DIANTE DE UMA LOCUÇÃO VERBAL E, NESSES CASOS, CONTAREMOS APENAS UM VERBO E UMA ORAÇÃO. Observe:
Eu tenho estudado demais ultimamente.
Todos nós nos temos esforçado para a empresa crescer!
3. APRENDENDO A SEPARAR OS PERÍODOS E IDENTIFICAR ORAÇÕES.
A primeira coisa que precisamos aprender é a não confundir parágrafo com período. Dentro de um parágrafo pode haver vários períodos. Veja:
Todos se empenham na eterna busca da felicidade, e pergunta-se se será isso apenas utopia. Existirá algo que possa ser chamado de "Felicidade"? Posso me atrever a dizer que felicidade, simplesmente é um estado de espírito... Na realidade, ninguém pode dizer que é feliz, mas sim que se sente feliz, que está feliz em determinada época da vida. Em determinadas situações. E não é difícil atingir-se esse estágio.”
ATENÇÃO: um período só se encerra com . ! ? ou ...
4. PERÍODO