Mediação a leitura
Introdução :
Num pais de tantos contrastes cultural, politico e socio - econômico como o Brasil, a educação esta cada vez mais sulcateada consequentemente a leitura e a escrita enfrenta grandes obstáculos . O retrato da leitura no país revelam que apenas 55% da população brasileira (95 milhões de pessoas) havia lido apenas um livro /ano, a mídia da leitura é de 4,7 livros por habitante (Maria antonieta cunha ,2007) .
A leitura e a escrita no ensino fundamental enfrenta grandes desafios : consequentemente ; a escrita torna se um grande desafio na formação do carater do indivíduo, pois, sem história o pais fica no esquecimento, sem cultura perde -se as referências de origem, sem educação não ha formação de cidadania .
A ABDL Associação Brasileira de Difusão do Livro considera PNll o mais importante trabalho realizado em favor do livro e da leitura no pais.
Houve um esforço da Cordenação do Plano, Ministerio da Cultura ,Ministério da Educação , do Instituto Pro-Livro e da setores da sociedade civil que entenderam que o livro , a leitura é um conjunto da educação de qualidade a caminho da formação de cidadania na construção de um Brasil mais justo e democrático. (Luis Antonio Torelli, 2007).
A capacitação de melhores professores, bibliotecários e mediadores de leitura é vital no processo de alfabetização junto aos estados e municipios, isto tem possibilitado um melhor índice de leitura. A capacitação destes profissionais percorre os campos mais longínquos do país, batendo a porta justamente da parcela da população com o mais baixo índice de escolaridade.
O acesso a leitura e cultura nestes lugares possibilita a familiarização com a cultura local, para descobrir seus interesses e desejos , despertar a curiosidade e o saber , tarefa que dificilmente o Estado desempenharia com maior eficiência.
No Brasil Colonial, o ensino precário era reservado a poucos filhos de privílegiados. Foi criada a