mediação
Curso: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializadoturma X
Nome Ana Lucia Neves de Carvalho Cintra
Tutora Aparecida Regina Silva Santos
Outubro de 2014
A tividade : O que é a mediação para mim
A mediação no meu entendimento é o ato através do qual há uma interferência de terceiro em uma determinada situação capaz de levar as partes envolvidas a refletir, é importante salientar que o mediador é imparcial, ou seja, ela faz com que as pessoais envolvidas no processo de mediação cheguem a um consenso sem necessariamente se valer de convencimento ou que suas concepções sejam tidas como “verdade”.
Na educação a mediação, é o professor, quem faz o papel de mediador, o qual trás uma gama de recursos, informações e outros mecanismos para que o aluno esteja envolvido no processo de aprendizagem. È na mediação que o professor sai do circulo vicioso de “detentor de saber” e juntamente com outros educandos aprimoram os conhecimentos prévios e modelam os mesmos junto à cultura formal.
Observo que após a leitura da teoria de
Feuerstein, compreendi a importância da intencionalidade e reciprocidade no período de mediação, para que seja dados significados ao que se esta ensinando, pois este processo é facilitador do conhecimento e a compreensão do que é proposto em sala de aula, trazendo resultados positivos para educador e educando. A teoria da experiência da aprendizagem mediada é uma ferramenta que auxilia educadores nos momentos em que as situações de dúvidas e incompreensão são evidentes, sejam elas em questões relativas ao saber formal e ainda nas questões de relações interpessoais.
A leitura proposta neste modulo, levou a minha reflexão e também conclui que medição exige um exercício continuo na pratica educacional, e que sempre é possível mudar, pois a mediação exige isto, não é possível mediar sem resignificar conceitos. Atividade proposta:
Em classe de educação infantil, a