Resistividade
1. INTRODUÇÃO
A resistividade elétrica é uma propriedade característica de cada material. Já a resistência é uma característica de cada corpo, dependendo diretamente da resistividade do material, da sua natureza, da temperatura e da dimensão do material, sendo proporcional ao seu comprimento e inversamente a área de sua seção.
2. OBJETIVOS
A intenção do experimento realizado foi relacionar como a resistência elétrica varia em função de uma dimensão, no caso o comprimento. Essa característica do corpo também varia devido ao seu material constituinte, o que é mostrado ao se experimentar mais de um material.
Para isso manteve a área da seção transversal e a temperatura constante.
3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
3.1 RESISTIVIDADE ELÉTRICA
Resistividade elétrica é a medida da oposição de um material a corrente elétrica, logo, quanto menor for à resistividade elétrica, mais facilmente o material permitirá a passagem de carga elétrica. Analisando fisicamente, quando uma corrente elétrica passa por um condutor, um grande número de elétrons livres passa a se movimentar, com isso os elétrons colidem entre si e contra os núcleos dos átomos. Assim, existe uma resistência à passagem da corrente elétrica.
A temperatura influencia na resistividade elétrica de um material, os valores que temos tabelados foram obtidos a uma temperatura de 20ºC. Para metais a resistividade aumenta com a temperatura, já para semicondutores a resistividade cai com o aumento da temperatura.
Usualmente utilizamos a unidade ohm-centímetro, no entanto a medida no Sistema
Internacional é ohm-metro.
A fórmula
só pode ser utilizada para objetos que possuem duas características:
devem ser constituídos de um material uniforme e possuir as seções transversais uniformes.
2
4. RESULTADOS
4.1 RELAÇÃO RESISTÊNCIA-RESISTIVIDADE
A resistência é diretamente proporcional à resistividade elétrica, como comprovado pela fórmula. Quanto maior a dificuldade que o material impõe à