Resistividade
Este relatório tem como objetivo de diferenciar resistência elétrica de resistividade elétrica e determinar a resistividade elétrica de um fio de metal.
2 INTRODUÇÃO
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm (lei em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm), e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms. Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o condutor. Portanto, os elétrons encontram certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência elétrica (Ω) à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade elétrica.
Fatores que influenciam na resistividade de um material:
▪ A resistividade de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.
▪ A resistividade de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor.
▪ A resistividade de um condutor depende do material de que ele é feito.
▪ A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.
A Lei de Ohm indica que a diferença de potencial entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica. Quando essa lei é verdadeira num determinado resistor,este denomina-se resistor ôhmico ou linear e não depende da natureza de tal: ela é válida para todos os resistores. Entretanto, quando um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm,a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada, isto é, a resistência é independente da diferença de