resistividade
RESISTIVIDADE DOS MATERIAIS
EXPERIMENTO 1
CRISTIANO JOSÉ NAZARIO
FABIANO PEREIRA
IVAN MARCOS ALZÃO
PROFESSOR ISAIR RAFFAELI
Física II
Joinville - SC
2013
INTRODUÇÃO
O presente experimento pretende realizar a resistividade dos materiais utilizando um equipamento específico. A partir dos resultados obtidos pelo experimento, pretende-se comparar o teórico com o prático realizado em laboratório colocando-se em discussão no presente relatório.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É sabido que na Natureza não existem condutores elétricos ideais e nem dielétricos ideais. Todavia, existem materiais considerados bons condutores, bem como outros, que são considerados bons dielétricos. Dentre os materiais considerados bons condutores de eletricidade estão à maioria dos metais e em particular o cobre. Porém, mesmo assim, um fio de cobre, ou de outro metal qualquer, sempre apresenta uma resistência elétrica.
2 METODOLOGIA
Foi utilizado em laboratório durante o experimento um equipamento específico, feito para se medir a resistividade dos materiais. O equipamento consiste exclusivamente de um suporte com fios de metal condutor, multímetro, micrometro e trena, conforme figuras abaixo.
Fig.1 Suporte dos fios condutor
Fig.2 Micrometro Fig.3 Multimetro
3 PROCESSO EXPERIMENTAL
Antes do inicio do experimento foi verificado os instrumentos do equipamento, foi verificado que o mesmo encontrava-se em pleno estado de funcionamento. Após a etapa de verificação foi montado o equipamento, foi feito a medição de cada fio condutor que é o níquel cromo, cobre e ferro todos tem o mesmo comprimento que é 1m. Em seguida foi medido o diâmetro dos fios com o micrometro. E por fim