Resistividade
Introdução
Uma das mais importantes propriedades que deve ser levada em conta na escolha de um material que irá conduzir uma corrente, como no caso da rede elétrica, é a resistência do material, ou seja, quão resistivo é o material quanto à passagem de corrente. Assim como a resistividade atribuída a cada ponto do material.
Quanto maior a resistência do material, menor será a corrente que passará pelo fio. Isso se deve ao fato de que ao aplicar uma diferença de potencial, uma corrente irá fluir pelo fio com uma certa velocidade. Se este possuir uma grande resistividade, isso implica que a carga irá colidir mais vezes. Com a colisão, a carga irá perder velocidade, tendo que ser acelerada novamente. A resistividade, por se tratar de uma propriedade intrínseca, irá variar conforme o material usado, e, assim, a velocidade média das cargas, ou velocidade de média de deriva (vd) também sofrerá alterações. Com a velocidade de deriva (vd) chega-se na densidade de corrente () que é devida à aplicação do campo elétrico (), que está atuando sobre o fio. A velocidade de deriva está diretamente ligada ao campo elétrico, já que se esse sofrer alterações, também haverá uma alteração na força que atua na carga. É importante salientar que a corrente sempre estará no sentido do campo elétrico.
A corrente que está sendo transportada pelo fio se dá pela equação:
A densidade de corrente é dada por:
E o campo elétrico pode ser obtido através de:
E a condutividade ( ) está relacionada apenas com a resistividade ( do material, sendo que quanto maior a resistividade, menor será a condutividade, pois:
Portanto, a resistência (R) do material é bastante dependente da resistividade () do mesmo, como pode se ver através de :
Objetivo
Este experimento tem como objetivo determinar experimentalmente a resistividade do fio metálico.