Resistividade
Instituto Politécnico – Engenharia DE PRODUÇÃO
Física Eletromagnetismo Experimental
PRÁTICA 04: RESISTÊNCIA E RESISTIVIDADE ELETRICA
TURMA: EPR2AN BRA Ana Paula Santos Cristina das Graças Rocha
1. INTRODUÇÃO
A resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada.
Essa dificuldade dos elétrons circularem pelo condutor é devido à resistência encontrada no condutor. Essa resistência pode ser por vários fatores dentre eles: Comprimento, largura, espessura, tipo de material, etc.
A resistência é encontrada em nosso cotidiano em situações que nem são percebidas como, por exemplo, utilização do chuveiro elétrico, é através da resistência elétrica que a água esquenta no chuveiro.
A resistividade elétrica é a medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto mais baixo for á resistividade, mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica.
Esse experimento foi realizado com o objetivo de verificar a dependência da resistência com o comprimento e com a área de diferentes condutores e determinar a resistividade desses condutores.
2. METODOLOGIA
Para verificar a variação da resistência com o comprimento do condutor foram utilizados o multímetro com a função de ohmimetro com o fundo de escala de 200. Utilizamos uma placa com fios de tamanhos e materiais diferentes, sendo três fios de uma liga de níquel e cromo e um fio de aço, conforme figura 1:
Figura 1 – Placa com fios de diferentes diâmetros e materiais, com bornes para conexão.
I - Verificando a variação da resistência com o comprimento
Começamos o experimento colocando um pino banana do multímetro no borne de zero cm fixado na placa e o outro