Materiais elétricos trabalho
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
MATERIAIS ELÉTRICOS
TRABALHO FINAL DA AV2
Data: 10 junho 2013
Grupo:
Nome
Matricula
Professor:
QUESTÃO Nº 1
QUESTÃO Nº 2
QUESTÃO Nº 3
Na tabela periódica obtemos o numero médio de elétrons de valência para o átomo de Ga = 3 e para o átomo de As = 5.
Para o cristal de GaAs teremos então o numero médio de elétrons de valência = 4.
O Selênio ou o Telúrio irão atuar como doadores no GaAs, considerando que o Se e o Te são do Grupo VIA na tabela periódica, eles irão substituir o As, alem disso, um átomo de Se ou um átomo de Te possuem um elétron de Valencia a mais do que o átomo de As.
O zinco ou o Cádmio irão atuar como receptores no GaAs, considerando que o Zn e o Cd são do Grupo IIB na tabela periódica, eles irão substituir o Ga, alem disso, um átomo de Zn ou um átomo de Cd possuem um elétron de Valencia a menos do que o átomo de Ga.
O Silício irá atuar como receptor no GaAs, considerando que o Si é do Grupo IVA na tabela periódica, ele irão substituir o As, alem disso, um átomo de Si possui um elétron de Valencia a menos do que o átomo de As.
O Silício irá atuar como doador no GaAs, considerando que o Si é do Grupo IVA na tabela periódica, ele irão substituir o Ga, alem disso, um átomo de Si possui um elétron de Valencia a menos do que o átomo de Ga.
Alguns elementos exibem comportamento anfotérico, ou seja, podem ser tanto doadores como receptores, mudando o tipo de dopagem de N para P, quando sua concentração no material é alterada.
QUESTÃO Nº 4
Sendo a condutibilidade elétrica à temperatura ambiente [25°C (298K)] do germânio intrínseco igual a 2,2 W-1m-1, determinamos então o valor da constante C usando dados de temperatura ambiente, após o que o valor de 150°C pode ser calculado, o valor de Eg para o germânio é 0,67 eV, e,