Movimentos Migratórios
Emigrantes e Imigrantes: Imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos em um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país.
Migração é o movimento populacional de uma localidade para outra. As pessoas que se deslocam de seu lugar de origem (cidade natal), são consideradas em relação à área de onde saíram, são chamadas de emigrantes. E, em relação à área para onde se destinaram e se estabeleceram, são chamadas de imigrantes. São diversos motivos que levam as pessoas a migrar: dificuldades econômicas, guerras, perseguição política ou religiosa, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, entre outros. O principal objetivo das migrações, independentemente do que as faz sair de onde estão, é a busca por melhores condições de vida. Curiosidades: Os Estados Unidos é o país com maior número de imigrantes brasileiros (cerca de 800 mil), seguido pelo Paraguai (460 mil) e Japão (200 mil). Até a década de 1970, a emigração brasileira era pequena. Foi entre 1975 e 1979 que se deu o primeiro grande fluxo: brasileiros se dirigiram para o Paraguai em busca de terras com custo menor. Chamados de “brasiguaios”, grande parte deles vive ilegalmente naquele país.
Já a emigração de brasileiros para os Estados Unidos e Japão teve início em meados da década de 1980. Por causa de crises econômicas, os emigrantes buscaram oportunidade fora do Brasil, onde geralmente realizam trabalhos que não exigem qualificação.