resiliencia
Esse texto tem por objetivo levantar questionamentos sobre o estudo de caso “ um dia na vida de um líder e sua equipe” que apresenta o personagem Mário, um gerente de fábrica que apesar de está produzindo os resultados esperados pela empresa, tem seu dia consumido por imprevistos , atrapalhando o planejamento e desenvolvimento de sua função.
Questionamentos
1. Como você considera o trabalho de Mário comparando sua liderança com a de gerente típico.
Segundo o Wikipédia “Gerente é o indivíduo responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos de seus subordinados no dia-a-dia de uma determinada empresa”. O Mário efetua esse papel, no entanto os imprevistos do dia acabam desvirtuando o seu papel e atrapalhando seus objetivos.
2. Avalie as atividades de Mário em termos de: (a) funções, (b) papéis, (c) habilidades e competências de um gestor
(a)As funções de um gerente envolvem planejamento, organização e controle. O cotidiano de Mário é tão frenético que ele não consegue nem encontrar tempo para planejar o orçamento dos bens de capital para o ano que vem, nem organizar sua agenda para o dia, além de que todos esses imprevisto acabam tirando a possibilidade de controle.
(b) Papéis. Os gerentes cumprem papéis interpessoais agindo como chefes nominais, líderes e elementos de ligação. Tal como definidos no texto, Mário não cumpre nenhum desses papéis. Os papéis informacionais exigem que os gerentes ajam como monitores ou disseminadores de informação e como porta-vozes da organização. Os papéis decisórios exigem que os gerentes ajam como empresários, controladores de distúrbios e alocadores de recursos.
(c) Habilidades e Competências: O Mário não apresenta muita habilidade com o controle, organização e solução de problemas, no entanto se sai muito bem em gestão de pessoas para aumento de produtividade por exemplo, o que mostra também sua competência em gerar resultados mesmo em situações adversas.
3. Mário é eficiente em seu