Comportamento humano
Fela Moscovici é psicóloga e mestre em psicologia social pela Universidade de Chicago, com especialização em consultoria organizacional no NTL. É a autora de obras publicadas no Brasil e no exterior.
Á pedidos do professor de Comportamento Humano, Vagner Pepê, venho através dessa resenha, expor alguns conhecimentos adquiridos na leitura do livro, e algumas opiniões referentes ao tema.
A autora se refere ao processo de mudanças nos últimos anos, e isso certamente é um desafio, pois nem todos nós conseguimos acompanhar essas mudanças, aprendendo coisas novas e muitas vezes se antecipando a elas. Para enfrentar esse desafio de uma maneira mais confortável, recebemos a educação de laboratório, que é uma tentativa da resolução do problema e ajustamento ás mudanças, aprender a aprender, seria a aprendizagem que fica em nossas vidas, independente do conteúdo.
Algumas duvidas polêmicas precisam ser esclarecidas em relação ao laboratório, ajudar alguém a crescer e modificar-se para ter um melhor desenvolvimento pessoal, faz parte da educação, assim como, mãe e amigos são educadores, a autora deixa uma pergunta se a resposta mais adequada seria educação ou terapia? Eu concordo com ela que gera uma duvida, porque os dois itens estão interligados, porém na minha percepção fica claro que esses processos seriam de educação e não terapia, para mim a palavra terapia soa com um ar pesado, são educadores porque tratam-se de aprendizagens, reeducação e conselhos.
Os adultos podem sim aprender bem em qualquer idade embora encontrará mais dificuldades e terá um ritmo menor, porém isso não impossibilita ele de efetuar mudanças e aprender coisas novas, mas para isso acontecer com sucesso ele precisara de grandes estímulos e motivações.
No trabalho, a convivência com outras pessoas nunca foi fácil, e eu concordo