029086471570

643 palavras 3 páginas
Métodos
Foram usados Sessenta e três ratos machos adultos Wistar (Rattus norvegicus), com idade entre 30-40 dias e pesando 200-250 g. Os animais foram mantidos em gaiolas individuais, sob um ciclo de luz-escuro de 12 h, com a comida e água disponíveis ad libitum (à vontade).
Os grupos experimentais:
Os ratos foram divididos em três grupos de 21 animais cada, antes da indução de diabetes mellitus e identificados de acordo com o tratamento: controle (C), diabético (D), e diabéticos tratados com uma emulsão óleo-emulsão de água de Cenostigma macrophyllum Tul. (P).
Cada grupo foi dividido em três subgrupos de 7 animais ,onde de acordo com o tempo experimenal no grupo observaram-se : 7 (A), 14 (B) e 28 (C) dias . O diabetes foi induzido em animais dos grupos D e P (Ebaid et al., 2011) e confirmada com Accu-Chek, medidor de glicose no dia 21 após indução. Foi definida no sangue com o nível de > 240 mg / dl. Somente os animais do grupo P (PA, PB ,PC) receberam uma aplicação de 0,5 ml de óleo-emulsão de água de Cenostigma macrophyllum.Estes animais foram tratados por diferentes períodos .Por outro lado os do grupos C e D não receberam qualquer tratamento.
Lesões dos tecidos :
Todos os animais foram anestesiados por injeção intramuscular de 10% de cloridrato de cetamina (0,1 ml/100g/kg) e 2% de cloridrato de xilazina à mesma dose (Martins et al., 2006). Em seguida,rasparam-se a região do dorso lateral do animal e lavaram-se com 4% de álcool iodado. Uma lesão circular foi, então, criada no centro da área com um instrumento metálico equipado com uma lâmina até a remoção do tecido. Depois da cirurgia, realizaram-se a profilaxia, consistindo em uma injeção intramuscular de dose única (0,02 ml / 100 g de peso corporal) de largo aspecto Pentabiótico (Fort Dodge). Os procedimentos foram realizados em uma sala silenciosa para evitar o stress ao animal.
Preparação da emulsão água-óleo de Cenostigma macrophyllum :
As sementes de Cenostigma macrophyllum

Relacionados