O que é reportagem
-Reportagem não é notícia grande. Certamente é uma grande notícia porque sem um fato importante, um grande fato, não se tem reportagem de interesse para o leitor.
-Reportagem é a representação de um fato ou acontecimento enriquecida pela capacidade intelectual, observação atenta, sensibilidade, criatividade e narração fluente do autor.
-Para se fazer uma boa reportagem o repórter deve entender o que tem a narrar. E para entender é preciso sentir. Só então ele ordena o caos ( e escreve encadeando os fatos como são encadeadas as palavras). Porque o repórter sente, as reportagens emocionam. Porque ele entende, elas informam.
O que é necessário?
Capacidade intelectual: O profissional tem que por à prova todas as suas aptidões, a fim de abordar convenientemente o tema e esgotá-lo até os últimos limites.
Observação atenta: Aí entra em jogo a capacidade que tem o repórter de ver. A bagagem intelectual e as informações prévias sobre a questão facilitarão ao repórter discernir o que é principal e secundário durante o trabalho de campo e em meio a um mundo de informações. Agir com toda a curiosidade exigida pelo jornalismo.
Sensibilidade: Embora influenciada pela bagagem cultural, é pessoal, íntima, não pode ser ampliada com simples regras de comportamento. Esta faculdade ou o repórter tem ou não tem, é o caso do músico, do pintor ou do escritor.
Criatividade: Toda articulação e exposição do tema precisa assentar-se em bases reais. Impõe-se a reconstituição honesta dos fatos e do clima em que se desenrolam. Por maiores que sejam a imaginação e a técnica narrativa do repórter, seu dever fundamental é com a verdade. Ele precisa ter coragem e dizer “isto eu vi”, “ isto me contaram”.
Narração Fluente: A informação bruta transforma-se em reportagem através da narração fluente. O repórter não deve mostrar muito preocupação com a forma, mas tem que saber expor os fatos de maneira que o leitor se sinta atraído do princípio ao fim do texto.
ALGUNS