Conceitos
Ética
Moral
Valores
Ética:
“Ethos – ética, em grego – designa a moral humana. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espirituosamente fecundada. Quando o permanente e o imutável se casam, surge uma ética verdadeiramente humana.” Leonardo Boff (Trecho retirado do caderno de estudos).
“Nietzsche constrói um pensamento que coloca a “vontade humana e a ação humana” como os motores da história, ou seja, cabe aos homens (e nenhuma divindade) a construção de sua vida e de sua história, assim, a Ética está relacionada a uma Ética social, em que obrigações e deveres devem ser determinados socialmente, sem qualquer necessidade da moral religiosa para instruir a sociedade do que deve ser entendido de “bem ou mal.’’ A ética de Nietzsche obedece ao impulso vital, porque o Homem, como ser da natureza, luta pela sobrevivência, combate para crescer, torna-se predominante, não a partir de qualquer moralidade ou imoralidade, mas porque é um ser vivo e porque a vida é simplesmente vontade de poder.’’ (Trecho retirado do site http://eticaenegocios.com/)
Moral:
“A moral para Nietzsche é uma invenção dos fracos, que inverteram o sentido de bom e virtuoso para favorecer o ascético, o que nega o corpo em favor da alma, e que portanto nega a vida. Nietzsche é favorável aos homens guerreiros, fortes, que com apenas uma inflexão afastam de si todas as culpas anteriores e toda a mesquinhez moral. A moral é uma criação humana, imposta pelo "Dragão dos valores", aquele que diz "Tu deves" quando o indivíduo diz "Eu quero". (Trecho retirado do site http://forum.consciencia.org/)
“A moral é historicamente datada e suas normas e sanções mudam de acordo com as transformações da sociedade, sempre refletindo a visão do mundo e os interesses das elites’’ Rattner (Trecho retirado do caderno de estudos).
Valores: