AS ETAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Curso de Educação Física
-
AS ETAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
TRÊS LAGOAS
2014
-
AS ETAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Educação Física das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado/Bacharel em Educação Física.
Orientador: -
TRÊS LAGOAS
2014
Em “As etapas do pensamento sociológico”, Raymond Aron apresenta o pensamento sociológico de Augusto Comte em etapas, estas classificadas por suas três obras principais que afirmam e justificam a tese da unidade humana.
Na primeira etapa (Opúsculos de filosofia social: apreciação sumaria do conjunto do passado moderno) é relatado por Comte uma tese de contradição de dois tipos sociais que só pode ser resolvida quando um tipo se sobressair ao outro. Levando em conta o meio social em que ele vivia ele classificava a sociedade em teológica e militar e afirmava que a mesma estava prestes a desaparecer para que surgisse uma sociedade cientifica e militar, contrariando os moldes da primeira e mudando a principal atividade do coletivo de “guerra de homens contra homens” para a “guerra dos homens contra a natureza”, ou seja, descobrir formas de explora-la.
Já na segunda etapa (Curso de filosofia positiva) apenas aprofunda os temas que já tinha fixado em suas obras anteriores. Desenvolve então as duas fases essenciais “a lei dos três estados” e a “classificação das ciências”. A lei dos três estados diz que o espírito humano havia passado por três fases. Na primeira, ele explica os fenômenos o relacionando a seres ou a forças comparáveis ao próprio homem. Na segunda, é invocada entidades abstratas, como exemplo, a natureza. E na terceira fase é onde o homem se limita a apenas observar os fenômenos e estabelecer relações entre eles, acaba renunciando a descobrir as causas e passa a estabelecer