As Etapas Do Pensamento Sociológico
Montesquieu sociólogo consciente da diversidade humana social.
Auguste Comte sociólogo da unidade humana e social, da unidade da historia humana.
As três etapas do pensamento de Comte
Essas três etapas estão marcadas pelas três obras principais de Comte.
Na primeira etapa, nos Opúsculos constituem a descrição e a interpretação do momento histórico vivido pela sociedade europeia no principio do século XIX.
Na segunda etapa, a do Curso de filosofia positiva, as ideias diretrizes são as mesmas, mas a perspectiva é ampliada.
Na terceira etapa do seu pensamento, ele justifica, por uma teoria da natureza humana e da natureza social, essaunidade da historia humana.
Comte faz uma reflexão sobre a contradição interna da sociedade do seu tempo, entre o tipo teológico-militar e o tipo cientifico-industrial.
A sociedade industrial
O que chama a atenção de todos os observadores da sociedade, no principio do século XIX, é a indústria. A indústria se define pela organização cientifica do trabalho, que produz o crescimento constante das riquezas e a concentração dos operários nas fabricas.
O liberalismo, para Comte, não é a essência da nova sociedade, mas um elemento patológico, um momento de crise no desenvolvimento de uma organização.
O pensamento socialista, como o dos economistas pessimistas da primeira metade do século XIX, se desenvolve a partir da concentração do conflito proletários - empresários da frequência das crises consideradas como sequela inevitável da anarquia capitalista.
Auguste Comte define sua própria teoria da sociedade industrial pelas criticas que dirige aos economistas liberais e aos socialistas. Sua versão da sociedade industrial não é nem liberal nem socialista, mas poderia ser definida como a teoria da organização.Os economistas liberais cometem o erro de considerar os fenômenos econômicos separando-os do todo social.
A oposição essencial entre liberais e socialistas esta no fato que os