Etapas do pensamento sociologico
ARON, Raymond, [1967] 1999, “Émile Durkheim”. IN: ______________ As Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes (: 287-197; 324 -334)
“Da Divisão do trabalho social”
(:287 - 289) Explica o primeiro livro de Durkheim, que tende explicar a relação entre indivíduos e a coletividade.
“Como pode uma coleção de indivíduos constituir uma sociedade? Como se chega a esta condição da existência social que é o consenso?”
Ele distingue duas formas de solidariedade: a mecânica e orgânica.
Mecânica: Uma solidariedade por semelhança, quando ela domina a sociedade, os indivíduos se distinguem pouco das outras pessoas. Os membros da mesma sociedade se assemelham por obter um mesmo valor, sentimento, sagrado. E mesmo assim a sociedade mesmo não tendo muita distinção, há uma coerência.
Orgânica: Onde a unidade da coletividade, resulta de uma diferenciação dos indivíduos, uma analogia com os órgãos de ser vivo, com sua respectiva função , não são parecidos porem são indispensáveis à vida.
Estas duas formas de solidariedade correspondem, a formas extremas de organização social. Nas sociedades arcaicas se caracteriza a solidariedade mecânica, onde o indivíduo não vem em primeiro lugar.
A oposição das formas de solidariedade se combina com a oposição entre sociedade segmentárias. Um segmento designa um grupo social em que os membros estão estreitamente integrados, mas também é um grupo situado localmente, relativamente isolado dos demais, que tem vida própria, comporta uma solidariedade mecânica, por semelhança, mas pressupõe a separação com relação ao mundo exterior. Por tanto a organização segmentária contradiz a diferenciação, designados pela expressão de sociedade orgânica. Já a noção de estrutura segmentária não se confunde com solidariedade por semelhança. Sugere um isolamento, autossuficiência dos vários elementos.
(:290 - 296) Durkheim define divisão de trabalho.
Diferenciação das profissões e multiplicação das atividades industriais