Resenha o que é pedagogia?
Para Gil (1946 - 2002) pode-se definir pesquisa como procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.
Tem sido comum designar as pesquisas decorrentes desses dois grupos de questões como “puras” e “aplicadas” e discuti-las como se fossem mutuamente exclusivas. Postura inadequada, pois a ciência é objetiva.
O êxito de uma pesquisa depende fundamentalmente de certas qualidades intelectuais e sociais do pesquisador. Por essa razão, qualquer empreendimento de pesquisa, para ser bem sucedido, deverá levar em consideração o problema dos recursos disponíveis. O pesquisador deve ter noção do tempo a ser utilizado na pesquisa e valorizá-lo em termo pecuniários.
Deve prover-se dos equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da pesquisa. No entanto, a consideração destes aspectos “extracientíficos” é fundamental para que o trabalho não sofra solução de continuidade.
Como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. De modo geral, concebe-se o planejamento como a primeira fase da pesquisa, que desenvolve a formulação do problema, a especificação de seus objetivos, a construção de hipóteses, a operacionalização dos conceitos.
O planejamento da pesquisa concretiza-se mediante a elaboração de um projeto, que é um documento explicitador das ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa, o mesmo é o documento requerido, pois permite saber se o empreendimento se ajusta aos critérios por ela definidos, ao mesmo tempo em que possibilita uma estimativa da relação custo/benefício. Alguns pesquisadores possivelmente consideram que a elaboração de um