Resenha Pedagogia
Filme: Leões e Cordeiros Título original: Lions for Lambs
Gênero: Drama Duração: 92 minutos
Direção: Robert Redford
Elenco: Tom Cruise, Meryl Streep, Robert Redford, Michael Peña, Derek Luke e Andrew Garfield.
RESENHA CRÍTICA
O filme fala sobre a Guerra com o Afeganistão, no período de seis anos após os atentados do (11 de Setembro – World Trade Center). Mostra a visão da política americana que busca uma forma de tomar controle em países como Afeganistão, Irã e Iraque. Usando como pano de fundo o atentado ao World Trade Center, para encobrir os gastos estrondosos com a guerra e os sacrifícios e mortes de inúmeros soldados que acabam perdendo sua vida numa estratégia de guerra sem sentido.
O filme se passa em três cenários diferentes, e cada um deles com dois personagens principais.
O primeiro cenário é o escritório do senador Jasper Irving (Tom Cruise), que está dando uma entrevista exclusiva para a jornalista Janine Roth (Meryl Streep), onde o senador Irving conta com exclusividade que elaborou uma nova estratégia militar (pequenos pelotões para avançar estrategicamente em território inimigo), a jornalista indaga se isso é realmente necessário pois, em grupos pequenos esses soldados correriam um risco maior de perder a vida.
Mas, o senador pouco se importa com a vida dos soldados. A jornalista Janine percebe então, que a única coisa que o senador quer é usar a mídia para passar a informação sobre a estratégia militar de Irving de forma a apoiá-lo e com isso alavancar sua carreira política. Então a jornalista entra em um dilema pessoal, pois como jornalista a matéria seria ótima para sua carreira, mas, como pessoa achava um absurdo colocar a vida dos soldados em risco sem alcançar nenhum objetivo para o país, apenas objetivos de alguns políticos. Mas, no fim ela acaba publicando não a verdade, mas, publica exatamente o que o senador quer para seu próprio benefício.
O segundo cenário, é o campo de batalha, onde o