Fotografia Publicitária
RESENHA
A História da Fotografia na Publicidade Brasileira: Uma Questão de Gosto
CASCAVEL
2014FACULDADE ASSIS GURGACZ
GRUPO THUNDERCATS
RESENHACRITICA
A História da Fotografia na Publicidade Brasileira: Uma Questão de Gosto
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Fotografia Publicitária, do Curso de Publicidade e Propaganda, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor:Murilo
CASCAVEL
2014
Resenha do texto A História da Fotografia na Publicidade Brasileira: Uma Questão de Gosto
Em 1950 a fotografia começou a aparecer mais na publicidade e assim ela foi ficando cada vez mais indispensável. Antes de surgir a fotografia e antes sequer de surgir a publicidade como vemos hoje, tínhamos algo semelhante, mas que funcionava pela fala, ou seja, uma publicidade apenas oral, que durou três séculos após o descobrimento do país, até a chegada das primeiras mídias impressas. Anúncios publicitários impressos no Brasil tinham tom descritivo e direto. Mas percebe-se que os anúncios funcionavam como discretos avisos colocados no final do jornal e que nem sempre tinham finalidades para vendas de produtos ou serviços.
Um jornal veiculado em 1821 tinha como conteúdo anúncios com textos longos e sem ilustrações. Os anúncios como conhecemos hoje só foi aparecer no início de 1900, com uso de pinturas e ilustrações.
A estrutura de anúncio desenvolvida no século XIX a traço foi sendo substituído por alguns anúncios com imagem, podendo ser caricaturas ou fotografia. A imagem só foi se tornar relevante no decorrer da década de 1920.
Diz-se que a primeira fotografia usada em publicidade ocorreu no ano de 1880, quando os processos de impressão evoluíram, permitindo assim a técnica de “Meio-Tom”. Mas o uso de fotografias só se popularizou no Brasil na década de 1930. A substituição das ilustrações por fotos foi se dando aos poucos, não só pelos fatos