RESENHA PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ?
AMANDA LUIZE DE MATOS
TÍTULO DA RESENHA:
Subtítulo (se houver)
Palhoça,
2015
AMANDA LUIZE DE MATOS
TÍTULO DA RESENHA:
Subtítulo (se houver)
Resenha apresentada como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas curriculares da primeira fase do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça.
Palhoça,
2015
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. 208 p.
José Carlos Libâneo nasceu no ano de 1945, na cidade de Angatuba, no interior do estado de São Paulo. Cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Em 1966, graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e em 1984, tornou-se Mestre da educação escolar brasileira e Doutor em educação, posteriormente. Libâneo valorizava o uso de um conhecimento que possibilitasse a liberdade intelectual e política para que as pessoas dessem real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas. Ficou conhecido como um dos maiores pensadores do nosso país, pois acreditava na reforma educacional como objeto de transformação e crescimento.
No livro “Pedagogia e pedagogos, para quê?”, é discutida a importância da pedagogia e do profissional que atua na área. Também são relatados debates que envolvem a pedagogia, os muitos problemas e dilemas, assim como a formação do pedagogo.
Ao longo dos cinco capítulos, ele defende e justifica a existência da pedagogia, estudando as suas práticas educativas para explicar sua finalidade como ciência da educação. A prática educativa não se restringe somente a docência, ela também está presente em toda a vida social. Apesar disso, o pedagogo é responsável por atuar em todos os modos de educação e orientar a prática educativa com intencionalidade dessa ação. Para Libâneo, mesmo que o tema “pedagogia” tenha sido bastante