Resenha O Que Ci Ncia
LUNGARZO; Carlos. O que é ciência. 7ª edição. São Paulo, Editora Brasiliense, 1995.
NOME: Juliana Marques e Fabiana Buzelli
Carlos Alberto Lungarzo nasceu em 1949 na Argentina, Buenos Aires. É escritor, professor aposentado da UNICAMP e membro da Anistia Internacional dos Estados Unidos. Em seu livro, O que é ciência, ele nos mostra as diversas faces da ciência e do conhecimento científico.
De início, o autor nos mostra que o senso comum e o conhecimento científico são, de certa forma, interligados, porém muito diferentes. Interligados pois, todos nós conhecemos sobre determinados assuntos de forma pouco aprofundada devido ao senso comum, o fato de um copo de cristal se partir quando lhe é aplicado um golpe, por exemplo. Já o conhecimento científico, que nos permite aprofundar mais, ensina-nos que o copo só se parte com um golpe devido às pequenas partículas muitos fracas que constituem a matéria. Diferentes porque o senso comum nos traz algo passado de geração em geração que, muitas vezes, não conseguimos determinar a origem do conhecimento. Já no conhecimento científico, em que temos um pensamento mais exato, os cientistas buscam conhecer e justificar todos os tipos de conhecimento.
No entanto, o que realmente marca as diferenças entre um tipo de conhecimento e outro é o processo do conhecer (a obtenção, justificação e transmissão do conhecimento). O conhecimento científico é crítico, organizado, prognosticador, geral. Já o senso comum, traz-nos dados imediatos, conhecimentos avulsos.
Existe uma relação muito estreita entre ciência como teoria e ciência como processo de conhecimento, pois o cientista deve analisar os fatos reais para poder adquirir conhecimento. Esse conhecimento faz com que o cientista desenvolva teorias, e essas teorias devem ser expostas na realidade para que possamos testar a sua validade.
O autor, de forma muito clara e objetiva, mostra-nos que a ciência é dividida em inúmeras áreas, mas, inicialmente,