Resenha Ensino De Ci Ncias Sob A Tica CTS
Resenha
O Enfoque CTS e a Educação Ambiental: Possibilidade de "ambientalização" da sala de aula de Ciências
O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos.
UnB – FE - PARFOR
Aluno: MARCELO SILVA WANZELLER
Professores: PATRÍCIA RAPOSO E ALLAN FERREIRA
Turma: A
Partindo da premissa de que é imperativa a inclusão da dimensão ambiental via Ciência/Tecnologia/Sociedade no processo de ensino e aprendizagem de ciência para a construção de uma metodologia educativa, contínua e permanente, sob os princípios da interdisciplinaridade, faz necessária a análise das questões ambientais sob a ótica local, nacional e mundial e a participação interativa e cooperativa em contraponto à dominação do docente e à indiferença do educando.
Não podemos imaginar a nossa vida sem a Educação Ambiental e a CTS, elas estão presentes no meio ambiente, na educação, na saúde, ou seja, em todos os segmentos. Desde a Conferência Mundial do Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, discute-se a contribuição da Educação na resolução dos graves problemas ambientais atuais. Em Tbilisi, no ano de 1977, ficou estabelecido que a Educação Ambiental devesse ser incorporada em diferentes níveis do ensino e encarada como um redirecionamento das práticas pedagógicas adotadas no ensino formal. Propõe-se que a educação num enfoque CTS tenha como objetivo a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, pois estas caracterizam as sociedades atuais.
Partimos da premissa de que, ao se propor uma discussão democrática, aberta e sem preconceitos da ciência e tecnologia e suas implicações na melhoria da qualidade de vida de todos, está se fazendo Educação Ambiental. Ou seja, estão sendo formados cidadãos que de posse de informações adequadas sobre os avanços científicos e tecnológicos atuais possam discutir, se