Resenha Ci Ncias Sociais
Na disciplina de Ciências Sociais, vimos que o objeto de estudo é a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupo.
O termo Sociologia foi criado em 1838 por August Comte, que pretendia unificar os estudos relativos ao homem.
As maiores mudanças foram percebidas com a nova era que se iniciou a partir da Revolução Industrial, e posteriormente a Revolução Francesa. Surgiu uma necessidade de compreender as novas formas de sociedade, como por exemplo, o surgimento do capitalismo, que originou também uma nova classe: a operária.
Embora o termo Sociologia tenha sido criado por Auguste Comte, foi com Karl Marx, Émile Durkhein e Max Weber que os fundamentos como ciência foram institucionalizados.
O Brasil transitou para a produção capitalista quando adotou o trabalho livre. A solução encontrada para substituir o escravo na lavoura foi o estímulo à imigração de colonos estrangeiros.
Segundo Andrade (1981), o colapso do mercado internacional do café em 1930, originou a era industrial no Brasil. A dificuldade de importação, estimulou investimentos industriais e sustentaram a economia durante os anos críticos. A indústria assume gradualmente o papel de líder no processo interno de desenvolvimento. O mercado interno torna-se mais atraente que o externo.
No processo de mundialização do capitalismo surge a globalização. Esse termo tem vários significados e objetivam expressar um mundo sem fronteiras, aproximando as nações umas das outras, dentro de seus diversos aspectos, cultural, político, social, jurídico, econômico e principalmente tecnológico.
Para Sousa (2011), a globalização trouxe várias consequências positivas e negativas. Dentre os efeitos positivos pode-se enumerar a diminuição das barreiras geográficas, políticas e econômicas, maior fluxo de capitais, pessoas e mercadorias, aproximando sobremaneira as pessoas de diferentes regiões do mundo. Por outro lado, podem-se elencar consequências negativas como o