Apresenta O1slaid Leo Discurso Ecol Gico X Sustentabilidade
795 palavras
4 páginas
discurso ecológico x Sustentabilidade
Google Acadêmico
O Meio Ambiente Urbano e o Discurso Ecológico
Trabalho Apresentado no 3° Encontro Nacional de Estudos Sobre o Meio Ambiente.
Professor Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
“A Natureza é o Negócio da Década” In: Revista Exame. 10 de Julho 1991.São Paulo
Autora: Ana Fani Alessandre Carlos.
Técnico em meio ambiente – 2º período
O Discurso Ecológico
Será que podemos afirmar que, hoje , o mundo toma consciência de si através da questão ecológica enquanto alerta à destruição da natureza? (...)
Ou a grande maioria destas pessoas trata esta questão como se não fosse parte integrante do meio em discussão? Técnico em meio ambiente – 2º período
È necessário refletir sobre o discurso ecológico e seu cunho ideológico que produz uma relação das coisas e das relações humanas. O discurso ecológico naturaliza os fenômenos sociais.
Técnico em meio ambiente – 2º período
No caso do meio ambiente urbano, o discurso ecológico afasta-se da questão central posta pelo desenvolvimento da necessidade urbana.
O espaço urbano tem assim uma existência concreta e real quanto materialização do trabalho social, no entanto, aparece apenas em sua dimensão natural, enquanto na natureza, que na verdade é o fundamento inicial a partir do qual o urbano se reproduz.
Técnico em meio ambiente – 2º período
O meio ambiente urbano deve ser analisado enquanto produto da história do homem no seu processo de constituição, transformando, suplantando ou até mesmo acusando danos irreparáveis a natureza.
No limite, não se pode dizer que há hoje uma primeira natureza, pois o planeta está posto como virtualidade para a expansão da vida.
Portanto, o espaço tem um sentido de finalidade daquele da produção da vida humana.
Técnico em meio ambiente – 2º período
No discurso ecológico, o homem aparece, sistematicamente, como o