Resenha o monge e o executivo
Curso Administração Geral
Disciplina: Gestão Organizacional
Resenha Crítica
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre liderança. Foi traduzido por Maria da Conceição F. de Magalhães. Residente do Rio de Janeiro- RJ, Brasil. Sextante, 2004, 144 Pg.
James C. Hunter nasceu no dia 26 de Junho de 1955 em Detroit no estado de Michigan, o mesmo consultor, chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento, com mais de vinte anos de experiência, desenvolveu uma carreira brilhante como instrutor e palestrante hoje muito solicitado principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Autor também do livro “Como se tornar um líder servidor”.
O livro foi desenvolvido para mostrar que nem tudo que temos é suficiente para sermos felizes, demonstra claramente que um homem bem sucedido na vida passava por vários problemas pessoais e profissionais, demonstra que quando a pessoa perde o poder de liderar as pessoas, tudo acontece ao contrario do que espera, desde problemas dentro da empresa como também familiar, a pessoa passa a se dedicar mais com aquilo que ele acha interessante e correto para sim esquecendo que existe pessoa ao seu lado e que precisa de ajuda e um norte a seguir. A liderança e fundamental para ser ter sucesso na vida profissional e pessoal, segundo Leonard Hoffman: "defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir".
Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados com sendo para o bem comum.
O primeiro capitulo aborda sobre como o comportamento de John se transformou após ter conhecido Leonard Hoffman, e também