Ttttt
Sistema de arquivos
Objetivo - Oferecer ao Sistema Operacional a estrutura necessária para ler/gravar os arquivos/diretórios
– –
Distribuído em níveis (hierárquico) Suporta um relacionamento pai/filho entre o diretório e os arquivos e diretórios subordinados
2
Sistema de arquivos
Os Sistemas de Arquivos mais comuns que o Linux possue suporte são :
–
–
–
Ext2 : Usado em partições “Linux Nativas” para o armazenamentode arquivos. É identificado pelo código 83. Seu tamanho deve ser o suficiente para acomodar todos os arquivos e programas que se deseja instalar no Linux Ext3 : Este sistema de arquivos possui melhorias em relação ao ext2, como destaque o recurso de journaling. Ele também é identificado pelo tipo 83 e é totalmente compatível com o ext2 em estrutura Swap : Usada para oferecer memória virtual ao sistema. Note que é altamente recomendado o uso de uma partição Swap no sistema (principalmente se você tiver menos que 16MB de memória RAM).
3
Sistema de arquivos
O Linux organiza seu sistema de arquivos em uma árvore de diretórios
– –
A raiz desta árvore é o diretório / Observe a barra ao contrário do outro sistema. A maneira como os arquivos são gravados no disco/partição Linux “conhece” a maioria dos filesystems entre eles:
MS-DOS, minix, ext2, iso9660, nfs, hpfs, sysv, vfat, etc.
Filesystem
– –
4
Sistema de arquivos
Tudo em Linux é considerado arquivo Periféricos são arquivos especiais Transparente ao usuário do sistema Diversos sistemas de arquivos podem conviver sob Linux O mesmo não ocorre com o outro sistema.
5
Todas as partições existentes no disco são "descobertas" e iniciadas no momento do boot do computador e cada uma recebe uma letra para representação, como C:, D:, etc. O Windows NT (incluindo W2k) vem com o NT Loader, que referencia o setor de boot incluindo múltiplos sistemas operacionais, para partições NTFS.
Linux: No Linux as partições não são conhecidas até que