Recursos humanos
Nome: Natalia Domingues Pedroso dos Santos
RA: 4211767575
Prof°: Marilisa Montoani
Em um processo de negociação, qual é a importância do saber ouvir e falar?
R: São habilidades fundamentais para a negociação, nos quais podemos formar técnicas. Ouvindo primeiramente podemos colher informações e planejar as nossas técnicas, no qual serão levantados os questionamentos durante a negociação.
Falar será a nossa vez de possuir o papel do negociador colocando em pratica as nossas estratégias para a ampliação da nossa negociação, desenvolvendo funções e estabelecendo decisões a serem tomadas.
Desenvolvendo a questão da informação, desenvolve a definição dos papeis em uma negociação.
Em uma abordagem sistêmica, quais são os erros que reduzem a eficiência dos negociadores. Por quê?
R: São as diferenças individuais e valores pessoais, o que na maioria das vezes podem ser pontos negativos para a negociação, influenciando os negociadores a não ouvirem, chegando praticamente com suas idéias fixas, não tendo a negociação. Inicialmente ambas as partes se frustram na negociação de algo empresarial, como por exemplo. O desejo de vitória será tão grande que ambas as partes entrarão para atacar um ao outro, não gerando um relacionamento, o que consequentemente deixando de agir cooperativamente, porque o outro lado só irá querer prejudicá-la.
Podem também agirem com a manipulação, tirando a vantagem da negociação, deixando mais uma vez negativa o sistema de negociação. Gerando também a ausência de efetiva com falta de preparação por parte dos negociadores, o que na realidade é fundamental para atingir o objetivo.
Limites também se tornam para o oponente um processo negativo, quando não existe flexibilidade desde o inicio do processo, com restrições induzidas a ele, nesse caso ele poderá ceder à decisão imposta, sendo desastroso o final do processo. No qual ocorrerá o ganha-perde não satisfazendo ambas as partes.
E por fim ocorrendo o