Resenha O milagre de Anne Sullivan
The Miracle Worker (O milagre de Anne Sullivan). EUA, 2000. Wall Disney. Roteiro de Monte Merrick. Produtores: Adam Shankman e Jennifer Gibgot. Atores: Alison Elliot; Hallie Kate Eisenberg; David Straithaim; Kate Greennhouse; Lucas Black.
A história do filme aconteceu em 1887 no estado do Alabama, Estados Unidos onde a tecnologia era distante e, por isso, a vida e as situações que os atores representam eram muito difíceis. Naquela época, andavam de carruagem e não havia meios de transportes e nem mesmo a variedade de meios de comunicação e informações como temos hoje em dia. E o preconceito parecia predominante. Um filme maravilhoso recomendado aos futuros educadores.
O filme “The Miracle Worker” (O milagre de Anne Sullivan) é baseado no livro autobiográfico “The Story of my Life” de Helen Keller. Ele mostra a dura realidade de uma professora que quer ajudar uma menina cega, surda e muda que tinha dificuldades de se adaptar ao mundo em sua volta. É importante ressaltar que a professora Anne Sullivan também tinha uma deficiência, na infância, contraiu tracoma e foi entregue juntamente com seu irmão mais novo a um orfanato pelo seu pai, mas conseguiu se formar enquanto docente. Já, a criança Helen Keller, depois de anos de convivência com a professora Anne Sullivan, fez graduação em Filosofia e aprendeu as línguas francesa, alemã e latim, viveu de 1880 a 1968. Tornou-se uma célebre escritora e conferencista participando em campanhas socialistas como, por exemplo: o direito a voto às mulheres, negros e pobres e direitos trabalhistas. Defendeu o sindicalismo revolucionário e foi membro honorário de organizações filantrópicas e sociedades científicas em cinco continentes. Em sua homenagem, o estado da Pennsylvania celebra o Helen Keller Day no dia 27 de junho que é a data do seu aniversário. Foi autorizado pela Proclamação Presidencial de Jimmy Carter em 1980 em nível federal, no centenário de seu