Resenha Do Livro Uma Introdu O Hist Ria
Ciro Flamarion S. Cardoso em “Uma Introdução à História”. Juliana Nascimento Santana
O primeiro capítulo traz uma pergunta bastante problematizadora e ao mesmo tempo reflexiva. Será a História uma ciência? Para Collin Patterson a história não pode ser totalmente científica, Patterson nega a existência da cientificidade baseada em fato. Pois para ele o historiador somente é um intérprete do passado. Analisando através de sua visão neopositivista.
A questão perpassa por vários outros pensadores sendo contrário ou não, como Marx e Engels que se opondo a Patterson, define que há cientificidade através da busca de fatos repetitivos e invariáveis. E de acordo com Ciro Flamarion, a ciência esta inserida no conhecimento e na forma de adquirir esse conhecimento, é o que realmente importa.
O peso da palavra “cientifico” é tão forte que sempre que fora empregado em qualquer tipo de trabalho, pesquisa, projeto ou outros, dá margem à pensar em uma confirmação de algo verdadeiro. Sendo essa a principal característica de um conhecimento cientifico. Em um filme brasileiro Narradores de Javé traz essa mesma temática, onde moradores precisam de uma comprovação cientifica da existência da cidade como tentativa do impedimento da despropriação dos habitantes daquele vilarejo
Mas nem sempre é só no conhecimento cientifico que verifica a veracidade, podendo obter esse resultado também nos critérios subjetivos, dogmáticos, intuitivos, ou pragmáticos.
A história, em sua terminologia e significado é bastante complexa, nesse capítulo o autor tenta compreender o grau de complexidade desse assunto, tratando a história como disciplina e prática social.
A história como disciplina é como um fichário, que possui varias divisórias e que em cada divisória há fichas preeenchidas de vários itens, assim uso essa analogia para compreender com há um campo vasto para a disciplina de história.
Outro ponto relevante é que para a historia não há só um