Ergonomia e Acessibilidade no Campus da Unifor - Análise de pontos respeitados e não respeitados

915 palavras 4 páginas
SUMÁRIO

I.
II.
III.

Introdução ----------------------------------------------------------------------------- 2
Justificativa ---------------------------------------------------------------------------- 2
Pontos de Acessibilidade respeitada ----------------------------------------- 3

IV.

Pontos de Acessibilidade não respeitada ----------------------------------- 4

V.

Conclusão ------------------------------------------------------------------------------ 6

VI.

Referências ---------------------------------------------------------------------------- 6

I.

INTRODUÇÃO
Acessibilidade é um tema que apesar de discutido desde o século XIX, vem sendo retomado como um assunto de suma importância para o planejamento arquitetônico, por ser um instrumento que possibilita identificar áreas com desigualdades e por estar diretamente relacionado aos direitos dos cidadãos.
De acordo com o enunciado no artigo 2º, inciso I, da Lei n. 10.098/00, acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”.
Temos o direito de ir e vir, prescrito por lei, mas infelizmente nem todos podem desfrutar desta liberdade, muitas pessoas têm seu direito privado pela total desconsideração de outros, ou mesmo pela falta de informação e técnica sobre o assunto.
Este trabalho apresenta a análise de uma equipe de alunos de Arquitetura e Urbanismo sobre as condições de acessibilidade no Campus da Unifor.
Tivemos como objetivo identificar e analisar pontos de acessibilidade e não acessibilidade através de uma pesquisa de campo com registro fotográfico e escrito. Sendo um trabalho apenas de análise não pretendemos apresentar soluções para as problemáticas apontadas.

II.

JUSTIFICATIVA
Deparamos todos os dias com escadas, elevadores inadequados e portas estreitas, além de

Relacionados