Resenha “O conceito de preconceito”, do livro “Preconceito, indivíduo e cultura”
Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCH
Curso: Pedagogia – 7º período
Trabalho 1
- Quais fragmentos do texto que se conjugam com os artigos?
O capítulo 1 “O conceito de preconceito”, do livro “Preconceito, indivíduo e cultura” fala sobre alguns conceitos de preconceito, como cultura, tabus, estereótipos, razão, ideologia, etc, e como e porque o preconceito se desenvolve nos indivíduos. CROCHIK (2006, p. 14) afirma que:
“o preconceito [...] diz mais do preconceituoso do que do alvo do preconceito [...] não se pode por isso estabelecer um conceito unitário de preconceito, pois ele tem aspectos constantes, que dizem respeito a uma conduta rígida frente a diversos objetos, e aspectos variáveis, que remetem às necessidades específicas do preconceituoso, sendo representadas nos conteúdos distintos atribuídos ao objeto”.
Ou seja, “os preconceitos são opiniões, julgamentos e valores que servem a interesses em geral inconscientes do indivíduo, que teve se de valer deles para poder se adaptar à cultura” (CROCHIK, 2006, p. 51); o autor ainda difere o preconceito do pré-conceito, que “é uma generalização com base em experiências incompletas que permite não ter de repensar as situações similares àquelas já vividas, representa uma economia de esforços intelectuais” (CROCHIK, 2006, p. 34); o pré-conceito seria então, uma parte do preconceito, segundo os autores Jahoda e Ackerman (1969). Nos artigos “A dor do preconceito e da discriminação”, “Professora com deficiência diz sofrer preconceito em escola de São Paulo” e “A rotina da violência contra as mulheres”, podemos ter contato com consequências reais da discriminação tanto racial, quanto social, de gênero, ou qualquer outro tipo de preconceito, percebendo como isso afeta a vida das pessoas que sofrem o preconceito. Conjugando o texto com os artigos, compreendemos como o preconceito está ligado à dor, violência e exclusão social das pessoas, sendo