Preconceito linguistico
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
RESENHA DO LIVRO PRECONCEITO LINGUÍSTICO “O QUE É, COMO SE FAZ”
GÔIANIA 2011
RESENHA DO LIVRO PRECONCEITO LINGUÍSTICO “O QUE É, COMO SE FAZ”
Resenha apresentada para a obtenção parcial da nota de N2, da disciplina língua portuguesa, sob a orientação da professora Flávia Cristina de Sousa.
GÔIANIA 2011
PRECONCEITO LINGUÍSTICO “O QUE É, COMO SE FAZ”
BAGNO MARCOS
Bagno, Marcos e doutor em filologia e língua portuguesa pela universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de Linguística da Universidade de Brasília (UNB), escritor, poeta, tradutor, com cerca de trinta livros publicados, entre obras de divulgação cientifica, literatura infanto-juvenil, contos e material técnico-didático. Já recebeu diversos prêmios literários, entre os quais o IV Bienal Nestle de Literatura Brasileira (contos), O prêmio João de Barro (literatura infantil), o prêmio Carlos Drummond de Andrade (poesia), entre outros. Vários de seus livros e de suas traduções para o público infanto-juvenil receberam a qualificação de “Altamente recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
A luta contra as mais variadas formas de preconceito, esta cada dia mais forte, mostrando que nenhum deles tem justificativa. “o português do Brasil apresenta uma unidade surpreendente”, esse mito é o mais sério dos mitos que compões o preconceito linguístico no país. Existe no Brasil uma grande diversidade de línguas diferentes, como a ciência linguística já provou, não há no mundo uma língua “una".
“Brasileiro não sabe português/Só em Portugal se fala bem português” O brasileiro sabe português sim. O que acontece é que o nosso português é diferente do português falado em Portugal. A língua falada no Brasil, do ponto de vista linguístico já tem regras de funcionamento, que cada vez mais se diferencia da gramática da língua falada em Portugal. Na língua falada, as diferenças entre o português de Portugal e o