Atps
Como definir e escolher o melhor sistema de informações gerenciais para uma empresa?
O planejamento dos sistemas de informação constitui-se em uma atividade da organização que irá definir o futuro que ela deseja para seus sistemas, bem como a maneira pela qual deverão ter o suporte das tecnologias da informação e o modo de estabelecê-lo. No período da concepção dos sistemas de informações gerenciais, cabe aos administradores definir o tipo de decisão que devem tomar para que os sistemas não produzam informações irrelevantes. Deste modo a necessidade de: identificação dos objetivos, do processo de planejamento e das políticas existentes na organização; determinação das necessidades de informação para auxiliar a tomada de decisões; identificação dos responsáveis pela tomada de decisões e avaliação de seus padrões de reação e decisão; desenvolvimento de sistemas adequados às necessidades da informacionais da organização.
Entende-se que, para o desenvolvimento adequado de um sistema de informações gerenciais, deverá, inicialmente, ser efetuada a identificação das informações relevantes nas áreas que fornecem as informações. Depois de reunidas, deverão ser analisadas, para que possam ter valor agregado e, assim, converterem-se em informações gerenciais, com fins de apoio ao processo decisório.
Oliveira (2004) afirma que os sistemas de informações gerenciais devem ser desenvolvidos por um grupo representativo da empresa, com a coordenação de seus principais executivos, possuidores de visão sistêmica. Conforme o autor, para que os sistemas de informações gerenciais tenham sucesso em sua implantação, faz-se necessário que o “empreendedor interno“ possua as seguintes características: elevada dose de energia e força pessoal e grau de autoconfiança; compromisso com a administração de projetos e objetivos de longo prazo, bem como elevada preocupação com o tempo alocado; busca de ajuda interna ou externa de especialidades de que