Resenha Artigos 1 a 4
Antropologia Jurídica - Professor Wilson Ferreira da Cunha
Alunos: Glauber Katsume Fujioka
Turma: C01
Resenha
Preconceitos – Francisco Daudt
O significado da palavra “preconceito” quer dizer um conceito pré-formado sobre algo, mas em uma tradução mais ampla significa além do julgamento antecipado a ideia de prejuízo e dano.
Vivemos em um mundo de preconceito já que tudo que vivenciamos é resultado do que já foi vivido anteriormente dando sentido e significado as coisas e acontecimento ano nosso redor. Assim, por exemplo, o fato de ler um livro ou dirigir um carro são resultado de conceitos pré-formados que nos ajudam no dia-a-dia e na vida em sociedade.
A ideia depreciativa a respeito dos preconceitos surge justamente quando um pré-julgamento tem sentido a prejudicar, ou seja, nossos juízos carregam um valor danoso que nem sempre correspondem com a realidade. Surge o preconceito quando deparamos por exemplo com uma pessoa mal vestida ou traços diferentes do habitual. Isso significa que o preconceito ocorre das diferenças e que o costume leva a exclusão de tudo que nos aparenta de certa forma anormal.
Esse tipo de preconceito, que causa dano a alguém pelo simples fato de ser diferente, que deve ser evitado. Não podemos julgar as pessoas por suas aparências pois nem sempre o que vemos corresponde com a realidade, e isso é um problema cultural e histórico da humanidade que precisa ser mudado. As crianças aprendem desde cedo a tratar os colegas de sala que são aparentemente diferente de forma preconceituosa o que traz consequências danosas na fase adulta, e o sentimento que fica é de que todo prejuízo causado é um problema racional humano que tende a aceitar como certo apenas aquilo que aparenta ser o comum ou o politicamente correto.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Antropologia Jurídica - Professor Wilson Ferreira da Cunha
Alunos: Glauber Katsume Fujioka
Turma: C01
Resenha
Onde mora a inteligência – Rubem Alves