Referencial sobre sistemas de informação
Através de um referencial teórico, podemos analisar um problema com base em estudos já abordados no assunto.
Segundo Marion, Dias e Traldi (2002, p.38), “O referencial teórico deve conter um apanhado do que existe, de mais atual na abordagem do tema escolhido, mesmo que as teorias atuais não façam parte de suas escolhas.”
Um sistema de informação (SI) tem a função de receber dados e transformá-los em conhecimento e informação, além de aperfeiçoar os mais variáveis processos com fim de obter melhor rendimento em uma indústria, setor ou qualquer ramo na qual necessite de constante melhora para o rendimento da organização.
Segundo Laudon e Laudon (1999, p. 4) “Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes interrelacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.”
Um Sistema de Informação está dividido em vários setores, como por exemplo: organização de pessoas e programas, documentos e bancos de dados, estoques e controles de vendas, finanças e contabilidade, produções e planejamentos, etc... Além de ter como foco sempre atender as necessidades da empresa e seus objetivos.
Segundo O´Brien (2004), os tipos de sistema de informação se classificam em diferentes maneiras e se dividem em varias categorias:
Sistemas de apoio às operações
Sistemas de apoio gerencial
Sistemas especialistas
Sistemas de gerenciamento do conhecimento
Sistemas para operações das empresas
Sistemas de informação estratégica
Sistemas de informação interfuncionais
Ainda segundo O´Brien (2004, cap. 7-9) ”A forma como os sistemas de informação são aplicados aos problemas da empresa é mais complexa do que poderia parecer. Os usuários finais procuram aprender como utilizar os sistemas de informação para resolver os problemas existentes e para começar