RESENHA – CAPITULO O NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA DO LIVRO AFRICA E BRASIL AFRICANO
1315 palavras
6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVESTTURMA: 8ª FASE DE DIREITO
LUCIANE APARECIDA COELHO
RESENHA – CAPITULO O NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA DO LIVRO AFRICA E BRASIL AFRICANO
Trabalho de graduação de curso apresentado na disciplina de Educação das Relações Étnicos Raciais, da 8ª fase do curso de Direito do Centro Universitário FACVEST
Prof.: Rafael Araldi Vaz
LAGES
DEZEMBRO DE 2013
AS MARGENS DO PRECONCEITO
A palavra “preconceito”, vem do latim, que de acordo com Ferreira, significa:
Preconceito:Preconceito vem do latim praeconceptu, (...) o conceito ou opinião formados antecipadamente, sem levar em conta o fato que os conteste, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões etc. (...) (FERREIRA, 1986)
Em se falando do conceito fático da palavra, ao ponto de vista de Guimarães, esse nos diz que é:
Ao ponto de vista de Guimarães, esse nos tr Ao verificarmos o a essência da palavra preconceito, trazemos o conceito de Guimarães, qual traz esse como:
Um conceito qual não corresponde a nenhuma realidade natural. Trata-se, ao contrário, de um conceito qual denota tão somente uma forma de classificação social, baseada numa atitude negativa frente a certos grupos sociais, e informada por uma noção especifica de natureza, como algo endodeterminado. A realidade das raças limita-se, portanto, ao mundo social (GUIMARÃES, 1999, p. 9).
Apesar de a plena igualdade entre todos os indivíduos de uma dada sociedade (e muito mais entre os indivíduos das diferentes sociedades) ser uma meta só imaginável em sonho (e de alguns poucos), a conquista da igualdade de oportunidades para que cada um se desenvolva a partir de suas potencialidades deve ser perseguida pelo homem.
Até o início do século XX a mestiçagem era vista a partir da biologia e considerada um fator de atraso do país, uma vez que o pensamento dominante alegava que a raça branca tinha chegado mais longe na evolução da